geografia | ensino

Aristides Amorim Girão (1895 – 1960)

Aristides de Amorim Girão (nasceu em 1895, Fataunços, Vouzela- morreu em 1960) é um geógrafo português.
Formou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professor dessa mesma Faculdade, onde foi, por duas vezes, Director, fez o doutoramento em Ciências Geográficas em 1922.Foi, essencialmente, com base nos estudos de Amorim Girão, sobre a divisão regional de Portugal, que foi traçada a divisão administrativa do continente em províncias, levada a cabo em 1936.

Autoria - Amorim Girão

Considerado uma autoridade científica no âmbito da Geografia de Portugal, colaborou em várias revistas eruditas, pertenceu a diversas agremiações científicas e participou em muitos congressos nacionais e internacionais. Deixou uma vasta obra, quer de material cartográfico, quer de monografias, da qual se destacam: Bacia do Vouga: estudo geográfico (dissertação de doutoramento); Lições de Geografia Humana; Geografia de Portugal e Atlas de Portugal.

Autoria - Amorim Girão

Um outro traço que caracteriza o percurso de Amorim Girão, e que continua a ser fundamental na aprendizagem dos estudantes de Geografia, é o trabalho de campo, o contacto com as paisagens, com as questões que suscitam e com a forma integrada como são procuradas as respostas, a que não será alheio o facto de se ter licenciado em Ciências Históricas e Geográficas.

David Almeiuda - Atelier

O seu percurso e a sua marca continuam a ser um motivo de orgulho de estudantes e da sua Escola, que têm sabido honrar o legado do Homem de Ciência, mas também o Cidadão.