ROTA DE s. João jerusalém
S. Pedro do Sul
- Dificuldade: Médio/Baixo
- Distância: 12,7Km
- Duração: 03h30
- Desnível: 404m
- Tipo: Circular
Pontos de interesse:
- Caminho de ferro do Vale do Vouga
- Fonte de Arcozelo
- Ponte da Comenda
- Quinta da Comenda
- Pontes de S. Pedro do Sul
Enquadramento local:
A ponte nova, à entrada de S. Pedro do Sul, assinala o limite entre o Alto do Vouga, de curso rápido e margens encaixadas, e o Médio Vouga, com águas mais lentas, nalguns casos represadas, e atravessando em S. Pedro do Sul um vale aberto. O Trouce é uma ribeira tributária do Vouga, de margens rápidas e de curso rápido.
Nas margens dos rios, especialmente do Trouce, o coberto vegetal forma galerias ripícolas de grande variedade e riqueza florística. Aqui se encontram em abundância o amieiro, o freixo, o salgueiro, etc.
A lontra é aqui uma espécie recorrente. No Vouga e no Sul pode ver-se ocasionalmente a garça cinzenta.
Descrição do percurso:
Partimos da sede da União das Freguesias de São Pedro do Sul, Várzea e Balões e descemos à antiga ponte ferroviária de Negrelos sobre Vouga. Seguindo rasto do velho comboio, passamos o lugar de Negrelos e entramos nos pinhais, percorrendo a linha do caminho-de-ferro. O rasto do “Vouguinha” leva-nos até à povoação de Monsanto, donde avistamos toda a Quinta da Comenda, antigo passal dos freires hospitalários. Deixamos então a linha e descemos a Fermil, onde vamos passar junto da casa dos antigos fidalgos do lugar. Continuamos em direção ao rumorejar do Rio Trouce, que cruzamos sobre a Ponte da Comenda e, deixando à esquerda os vinhedos do passal comendadores, subimos ao lugar do Outeiro.
Os mais afoitos podem fazer aqui um desvio e percorrer o circuito alternativo, que os levará a passar pelo parque de merendas e pelo lugar da Bandulha. Continuando no trilho principal entramos em Arcozelo, onde nos espera uma velha fonte do arco, gravada com a cruz dos hospitalários. Daqui dirigimo-nos à ermida de Santa Eufemia e descemos ao Lugar da Ponte. Entramos em São Pedro do Sul pela Ponte Nova sobre o Vouga, e logo depois transpomos o Rio Sul sobre a ponte seiscentista. Pelo Parque do Lenteiro do Rio regressamos ao centro histórico de São Pedro do Sul e ao nosso ponto de partida.
Normas de conduta:

Praticar caminhadas, em especial por trilhos na natureza, dá-nos algumas responsabilidades e cuidados especiais que devemos ter em conta!
- Em percursos longos, planifique-o. Reúna previamente a informação disponível e necessária e certifique-se que termina a caminhada antes do anoitecer.
- Não faça fogo.
- Seja cortês com os habitantes locais e respeite os seus costumes e tradições.
- Respeite a propriedade privada (feche portões e cancelas).
- Não perturbe o gado e não danifique as culturas agrícolas.
- Respeite a natureza, não recolha e/ou perturbe animais e plantas ou danifique formações geológicas.
- Se encontrar um animal selvagem ferido ou debilitado, procure reencaminha-lo para um centro de recuperação de fauna selvagem.
- Não deixe lixo ou vestígios da sua passagem.
- Leve sempre água, mantimentos, protetor solar, roupa e calçado adequados e estojo básico de primeiros socorros.
- Em algumas situações terá que transpor estradas asfaltadas, faça-o com atenção.
- Circule pelos trilhos sinalizados e respeite a sinalização existente.